REFLEXÃO DO TEXTO “ MIDIA, ESCOLA E
LEITURA CRITICA DO MUNDO” DE GRAÇA CALDAS.
Ao realizar a leitura do texto “ Mídia,
Escola e Leitura Crítica do Mundo” de Graça Caldas, conclui-se que o mesmo faz uma reflexão sobre o uso da imprensa na sala de aula
e sua relação com o processo de aprendizagem.
Um fator
mencionado no texto de Graça Caldas diz que é importante:
Discutir a responsabilidade social da imprensa, do
jornalista, compreender as intrincadas relações de poder que estão por trás da
composição dos veículos; capacitar professores e alunos para entender os
sentidos, o significado implícito no discurso da imprensa não são tarefas
fáceis. Exigem muito mais que a competência do fazer jornalístico e o
entendimento claro de que a linguagem utilizada pela mídia encerra múltiplas
interpretações, razão pela qual a leitura da mídia na escola não deve
restringir-se à leitura de um veículo, mas à pluralidade dos meios. É
necessário reconhecer, portanto, que a linguagem é, por natureza, ideológica.
(2006, p.122).
A utilização do computador como
facilitador da aprendizagem tem sido
muito discutida . Consequentemente vem gerando muitas pesquisas e estudos sobre a importância do uso das
tecnologias que influenciam no processo
ensino e aprendizagem dos alunos.
A escola não pode dar-se ao luxo de ficar
alheia a importância da tecnologia no
cotidiano dos indivíduos. Não pode ignorar a facilidade dos alunos em observar
e lidar com as novas tecnologias.
A escola não é mais o centro de repasse das
informações e, atualmente, vivenciamos o interessante fenômeno de excesso de informação no mundo. É
tarefa do professor a orientação dos alunos na aquisição das habilidades
de pensar, auxiliando-os na filtragem e
análise destas informações , na descoberta de conceitos, substâncias e
conteúdos das informações.
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