quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Atividade 4.4

          

     

REFLEXÃO DO TEXTO “ MIDIA, ESCOLA E LEITURA CRITICA  DO MUNDO” DE GRAÇA CALDAS.



Ao realizar a leitura do texto “ Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo” de Graça Caldas, conclui-se  que o mesmo faz uma reflexão sobre o uso da  imprensa na sala  de aula  e sua relação com o processo de aprendizagem.

Um fator mencionado no texto de Graça Caldas diz que é importante:

Discutir a responsabilidade social da imprensa, do jornalista, compreender as intrincadas relações de poder que estão por trás da composição dos veículos; capacitar professores e alunos para entender os sentidos, o significado implícito no discurso da imprensa não são tarefas fáceis. Exigem muito mais que a competência do fazer jornalístico e o entendimento claro de que a linguagem utilizada pela mídia encerra múltiplas interpretações, razão pela qual a leitura da mídia na escola não deve restringir-se à leitura de um veículo, mas à pluralidade dos meios. É necessário reconhecer, portanto, que a linguagem é, por natureza, ideológica. (2006, p.122).

A utilização do computador  como  facilitador  da aprendizagem  tem sido  muito discutida . Consequentemente vem gerando muitas  pesquisas e estudos  sobre a importância do  uso das  tecnologias que  influenciam  no processo  ensino e  aprendizagem dos alunos.
A escola não pode dar-se ao luxo de ficar alheia a importância  da tecnologia no cotidiano dos indivíduos. Não pode ignorar a facilidade dos alunos em observar e lidar  com as novas tecnologias.
A escola não é mais o centro de repasse das informações e, atualmente, vivenciamos o interessante fenômeno  de excesso de informação no mundo.  É  tarefa do professor a orientação dos alunos na aquisição das habilidades de pensar, auxiliando-os na filtragem e  análise destas informações , na descoberta de conceitos, substâncias e conteúdos das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário